segunda-feira, 9 de abril de 2012

Antevisão Sporting vs. Benfica

Sem dúvida o Derby que move o País! Rivalidade centenária terá mais um capítulo hoje à noite no Estádio Alvalade XXI pelas 20:15.

Um jogo falado, antecipado e debatido por toda a gente que gosta de futebol! O derby de hoje pode ter contornos decisivos em relação ao futuro campeão nacional, pois se o Benfica perder ficará a 4 pontos de distância do Porto quando faltam apenas 4 jornadas para o fim.

É por isso, e não só, um jogo a não perder! No jogo da 1ª volta o Sporting foi derrotado no Estádio da Luz por 1-0. Hoje encontram-se pela 1ª vez dois técnicos em fases distintas da sua carreira: Ricardo Sá Pinto irá estrear-se hoje (enquanto treinador) num dos derby mais apaixonantes da Europa, enquanto Jorge Jesus apresenta já um histórico muito favorável quando defronta os leões (nunca perdeu).

Apesar da enorme pressão vinda das bancadas o jogo será decidido no campo e por isso torna-se essencial perceber quem poderá decidir este derby.

No Sporting, a técnica apurada de Izmailov e o génio de Mátias Fernandez podem ser decisivos para os leões conseguirem os 3 pontos e por conseguinte atingirem o 4º lugar. Contudo, a defesa do Sporting nem sempre actua como um bloco seguro e muitas vezes deixa lacunas que podem vir a ser exploradas pelos extremos do Benfica. Nota ainda para a pouca velocidade dos centrais leoninos que poderá colocar em causa a baliza defendida por Rui Patrício (um dos jogadores com maior potencial na sua posição a nível mundial). Na frente de ataque os adeptos leoninos esperam que Ricky van Wolfswinkel esteja numa noite inspirada e ponha em perigo a baliza defendida por Artur.

Na equipa do Benfica salta à vista a capacidade física do seu meio-campo que conta com elementos como Javi Garcia e Witsel que dão muita segurança à sua equipa. A zona central da defesa será a maior dúvida na equipa de Jorge Jesus devido às lesões, mas penso que Luisão e Garay estarão em condições de dar o seu contributo à equipa. Na frente de ataque, Cardozo e Gaitan poderão fazer a diferença, apesar de hoje não contarem com as assistências magistrais de Pablo Aimar. A principal lacuna é a lateral esquerda da defesa onde Emerson, que não fez esquecer Fábio Coentrão, terá de ter muita atenção às investidas ora de Capel ora de Izmailov/Carrillo.

Espero que seja um bonito jogo, tanto dentro como fora do campo, que os adeptos possam assistir a muitos golos e que no fim ganhe a melhor equipa. Faço votos que no fim da partida não se fale de arbitragem (era bom que os senhores do apito também estivessem inspirados), isso sim era dar um passo em frente!

O meu prognóstico: Sporting - 1 vs. Benfica - 1

O Adepto

1 comentário: